Este post surge após a leitura anlítica do artigo do Prof. Marcos Sousa (blogue “Educação e Transformação) e perspetivando um novo ano letivo, deixo aqui algumas ideias para prevenir o stresse docente (burnout).

A carreira de professor é considerada como uma “profissão de risco” devido às suas “grandes” responsabilidades pedagógica e socioemocional que os docentes têm de encetar ano letivo após ano letivo. À medida que evoluem na sua carrreira ,na maioria das vezes, acumulam funções admnistrativas e pedagógicas, as quais acarretam graves problemas físicos e mentais.
- CONTINUE COM SUA “OUTRA” VIDA
- RENOVE-SE E SAIA DA ROTINA
Crie hábitos diferentes, saudáveis como: Ler um bom livro, escutar música clássica, caminhar ou simplesmente sair da rotina.
- DEDIQUE ALGUNS MINUTOS PARA RECOMEÇAR
- ALIMENTE-SE CORRETAMENTE
- PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS (caminhadas, ioga…)
- ORGANIZE-SE PARA TORNAR SEU DIA MAIS “LIGHT”
- DESACELERE
- NÃO LEVE TUDO TÃO A SÉRIO
- RESERVE PELO MENOS ALGUMAS HORAS NA SEMANA PARA FAZER ALGO QUE VOCÊ GOSTA
- APROVEITE O SEU FINAL DE SEMANA No final de semana em especial, desligue-se do trabalho. Sei que parece utopia um professor fazer isso, porém, é necessário que faça as vezes para quebrar a própria rotina desgastante e se cuidar. Sair com os amigos, reunir-se com a família,

dormir mais…
Ou seja, fazer todo tipo de coisa que, por mais simples que pareça, nos dê prazer.
Consultar:
Marcos Leonardo de Souza (Educador e Escritor)
https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com/2018/08/12-dicas-para-o-professor-prevenir-o.html

