Primeira reflexão:
O objetivo da educação emocional não está centrado na mensuração da inteligência, mas sim, na sua otimização; a partir da educação das emoções. Constitui-se num processo complexo de construção permanente, originado no seio da família, passando pela escola e continuando por toda a vida.

No entanto, não pode ser vista como mais um tipo de auto-ajuda ou uma receita que transforma todos os problemas em soluções.
Segunda reflexão:
A educação emocional percepciona-se como um bom modelo para uma cultura democrática, pois não procura simplesmente impor normas para o resultado do comportamento emocional de uma pessoa. Pelo contrário, incentiva um processo de busca da realização pessoal, dentro de um contexto social, na qual as normas são elaboradas a partir da próprio reflexo dos envolvidos, a partir da própria individualidade de cada um.
Emília Silva – 2014/2015